Administração de Factoring: perguntas frequentes
- 00 - Entrada
- 00.01 - Primeiro acesso
- 01 - Seqüência de operação
- 01 - Seqüência de operação
- 02 - Cadastros
- 01 - Cedentes
- 02 - Sacados
- 03 - Feriados
- 04 - Bancos
- 03 - Parâmetros
- Cálculo do IOF
- Cálculo do ISS
00 - Entrada
00.01 - Primeiro acesso
- Como acesso o sistema pela primeira vez?
- Se você acessa o sistema pela primeira vez, deve informar no campo "usuário" o usuário que desejar e a senha original IDEIA, que poderá ser alterada no menu Rotinas / Senhas do sistema;
- Se for uma empresa, não é recomendável utilizar o nome de uma pessoa, pois ela pode se desvincular da empresa e vai ficar um tanto estranho usar o nome dela para sempre. Neste caso é recomendável colocar um nome que identifique melhor a empresa, como o nome principal da razão social ou do nome fantasia;
- Recomendamos também que não sejam utilizados espaços em branco no usuário;
- O usuário criado será considerado o usuário "master" do sistema, ou seja, ele poderá criar novos usuários, alterar senhas de todos os demais usuários e selecionar as funções do sistema que cada usuário pode acessar. Além disto, ele pode acessar todas as funções existentes no sistema, sem exceção.
01 - Seqüência de operação
01 - Seqüência de operação
- Como devo proceder na implantação do sistema?
- informe os parâmetros desejados para efetuar os cálculos dos títulos (cheques ou duplicatas)
- cadastre os cedentes, que são os clientes de sua factoring, ou seja, as empresas ou pessoas físicas que desejam transferir os direitos sobre seus títulos.
02 - Cadastros
01 - Cedentes
- Quem são os cedentes?
Cedentes são os clientes de uma factoring, ou seja, são aquelas empresas ou pessoas físicas que desejam transferir os direitos sobre seus títulos (cheques ou duplicatas) para a factoring
02 - Sacados
- Quem são os sacados?
Sacados são as pessoas que emitiram um cheque em favor do cedente ou tiveram duplicatas emitidas em seu nome pelo cedente.
03 - Feriados
- Como os feriados são processados pelo sistema?
para efetuar os cálculos, o sistema desconsidera automaticamente os sábados e domingos e da mesma forma precisa desconsiderar os feriados. Como existem feriados variáveis, é necessário que sejam cadastrados anualmente pelo usuário. Estes dias são desconsiderados da seguinte forma: a) se o título vence em um destes dias, ele é automaticamente transferido para o primeiro dia útil posterior b) os dias de compensação do título (conhecidos como D+), definidos na tabela dos Parâmetros e confirmados na Planilha são contados sem considerar estes dias, isto é, só serão considerados os dias úteis.
04 - Bancos
- Para que preciso cadastrar os bancos?
Os títulos de cada planilha poderão ser transferidos para algum banco ou deixados em sua carteira de titulos, e você poderá consultar quais títulos foram transferidos para um banco e quais foram mantidos em carteira.
03 - Parâmetros
Cálculo do IOF
- Como o sistema calcula o valor do IOF da operação?
Para cada título o sistema efetua a seguinte operação: IOF = (título - deságio) x %IOF x prazo médio. O IOF da operação é o somatório de IOF de todos os títulos.
Cálculo do ISS
- Como o sistema calcula o valor do ISS de cada operação?
Você define qual o valor do seu serviço: a) um percentual do somatório dos títulos, b) ou um percentual do somatório dos deságios (despesas) dos títulos. Sobre o valor apurado para este serviço o sistema calculará o ISS utilizando o percentual que você informar.